Intraday, volatilidades, caos



Vou filosofar um pouco nessa questão do "caos" que assola sempre o mercado diariamente... Acima, chart horário, candlestick, da PBR (Petrobrás negociada nos EUA). Cada candle = 1 hora. Média Móvel de 20 períodos, volumes com média movel de 21. Somente isso para os três charts que vamos observar aqui. A linha amarela no chart se refere a um pregão (o de quinta-feira, 05 de Agosto).


O que quero mostrar aqui, para o novato, é a arte de observar um "caos", uma alta volatilidade, mas ao mesmo tempo tentar enxergar os "limites" desse caos.


Nesse chart horário eu diria que a PBR iniciou uma fase de alta e que o dia de 05 de Agosto foi uma fase "de lado".


Não vamos aqui tentar prever o futuro.


A idéia é a seguinte, os desejos de compra e os desejos de venda se encontram. Alguns momentos pode haver uma certa "latência" em se vender ou comprar, em outros momentos teremos mais pessoas comprando que vendendo e vice-versa.


Assim sendo, o gráfico de uma hora já ajuda ao nos revelar que o dia de 05 de Agosto a PBR apresentou suporte e resistências razoáveis que foram praticamente as mesmas o pregão inteiro...










Nesse chart de 15min podemos ver o pregão do dia 05/Ago mais de perto. Perceba que altas e baixas visíveis (marcadas pelas linhas horizontais), o pregão do dia 05 oscilou dentro destes limites. A média móvel pode nos auxiliar, dando idéia de deixar ordens de compra/venda com um erro padrão em função da média móvel.


Imagine um jogo de ping-pong, a bolinha é o preço, os dois jogadores o suporte e resistência... 


O que me motivou a escrever isso hoje é que isso é algo que observamos diariamente, é intuitivo, não requer muito esforço (nem muito cálculo, o que é muito bom...).




Observe que dentro desse "caos", basta sabermos o que fazer e aonde, para que alguns trades possam dar certo. Lembre-se que o padrão não volta e é natural que ele deixe de existir em algumas horas, alguns minutos.


Lembrou-se do "Movimento Browniano", descrito por uma partícula de impureza em um copo com água ? O legal do trade é que as únicas barreiras, temporárias, estão em duas dimensões, e esta partícula caminha em função do tempo (sempre para frente)...


Vejamos abaixo, o mesmo período em um chart de 5min:








O "W" tímido no chart de 15min pode ser melhor visto neste de 5min. Vemos que aqui o risco aumentou, mas conseguimos ver ótimos pontos de compra e saída.


Para concluir, se há mercado há caos, os compradores e os vendedores estão se encontrando, o preço muda de tempos em tempos. Há momentos que determinado lado estará mais forte, o que pode garantir um ponto de entrada. Olhando os movimentos da forma mais global possível (chart 1h, 15min, 5min) ou diário, semanal, mensal,etc, é possível achar excelentes preços. Lembrando sempre que quando uma resistência ou suporte é tocado mais de uma vez, mais fraco será.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro