Os BioCombustíveis e os Transgênicos.

Os Transgênicos fazem parte do assunto mais polêmico da atualidade que é se alterar um código DNA para se obter um resultado esperado. Não se espera mais alguns milhares de anos para que a Natureza diga ela mesma o que é ideal, o homem agora não quer só controlar os resultados, ele quer criá-los...

O problema dos trangênicos não é só em relação à biologia humana mas também em relação ao Ecossistema em que aquele vegetal habitará. O impacto no longo prazo nas vizinhanças, que tipo de externalidades causaria?

Os BioCombustíveis seriam os responsáveis pelo aumento dos preços de commodities usadas como alimento. Seriam mesmo? Em minha opinião isso carece de um estudo empírico e de um trabalho econométrico que diga se existe significância nessa correlação e em quanto seria essa correlação.

No entanto ficamos na abstração, nas opiniões de nossa mídia que parece representar mais um pensamento universal do que os problemas próprios do povo brasileiro.

E dado os problemas clássicos com os biocombustíveis, explico, problemas físicos como viscosidade por exemplo, entre outros, para se atender a um combustível padrão (os biocombustíveis têm superado) e se usássemos material transgênico? Ao invés de soja orgânica natural não-trangênica, soja transgênica. Não haveria aí uma diferenciação do produto, logo, a correlação caso exista significância passaria a ser a mesma?

Poderíamos ter a nossa ß-Soja! Com seu preço no mercado internacional...

Além do mais os problemas "típicos" para se atender a um combustível poderiam ser resolvidos com os transgênicos, geneticamente modificados para se atender aos requisitos de combustível...

A concorrência de preços dos insumos de produção (óleo vegetal, enzima e álcool) poderia levar o agricultor a decidir, melhor, entre plantar para o biocombustível ou para outros fins (Indústria de Alimentos, por exemplo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro