Eleições do Movimento Estudantil na UERJ

A UERJ também foi palco de eleições tanto para o CONUNE (Congresso da UNE) como para o Congresso da UEE. E' importante salientar que apesar da conjuntura política atual que move o meio estudantil, muitas vezes com manobras ilegais pelos militantes dos mais variados partidos políticos (ninguém gosta de perder...) Um congresso desse tipo traduz, também, a quantas anda o Movimento Estudantil.

Antes de começar minhas críticas e elogios, acho que seria uma boa definir "Movimento Estudantil" para que não nos percamos em devaneios... Vou resumir, a grosso modo, como sendo uma tradução de quando grupos estudantis se reúnem, para buscar maior representatividade, quaisquer que sejam eles (partidários ou não) e com isso atingirem metas desses grupos.

Faz parte do jogo político a difamação, o conluio, por isso evitarei aqui citar nomes, grupos, até porque nas Universidades que estudo costumo fazer críticas, quando necessário, a qualquer grupo partidário ou político, seja ele de cunho social, do PSOL, da UJS, anarquista, o que for...

Pois bem, é o REGIMENTO do CONUNE (que nas eleições atuais foi o mesmo para a UEE-RJ), que determina regras para as eleições e também para os candidatos. Esse Regimento foi bastante claro quanto à forma de como estas eleições seriam feitas.

O que tivemos na UERJ foi um grupo, formado por uma comissão de dez, que desrespeitou esse regulamento e por isso mesmo as eleições para CONUNE foram anuladas na UERJ. Não pôde ser para a UEE-RJ pois a anulação ocorreu depois do congresso da UEE-RJ. E convém lembrar que estamos falando aqui das eleições para delegado desses respectivos congressos na UERJ.

A culpa é desses grupos? Prefiro uma frase, que não sei o autor, para mitigar esse assunto:

"A pior coisa que pode acontecer com quem não gosta de política, é ser governado por quem gosta"

Se o estudante de hoje em dia gostasse mais de política e não a confundisse com os partidarismos explícitos que muitas vezes se configuram no Movimento Estudantil (não que partido não seja uma coisa boa... eu mesmo atualmente milito em um!) muita coisa não aconteceria!

E se a sociedade em geral fizesse o mesmo? O blá-blá-blá dos políticos não funcionaria tanto!


Parabéns á Direção da UNE que anulou o Processo de Eleição para delegado dos congressos na UERJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro