MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 1 #MercadoFinanceiro

 Mercado, Preço, Ofertas, Demanda X Oferta, Book, Time and Sales.



Vamos conversar um pouco sobre Mercado e Preços. No meio acadêmico costuma-se falar em "ideologia de mercado", "capitalismo", etc. Aqui nesse texto/minicurso, mercado é mercado (sem "ismos"). Um grupo de pessoas realizando trocas, livres entre si, de acordo com suas necessidades. Aliás, a troca em si visa a satisfação de uma necessidade. Uma necessidade de cada indivíduo. Como estamos atentando para Mercado Financeiro, alguém tem necessidade de comprar uma PETR3 enquanto outro tem necessidade de vendê-la.

Podemos sim, pensar o mercado e criticá-lo. Mas não vamos discutir "irracionalidade" e nem "racionalidade" de mercado. 


De uma forma bem simples, para haver troca é necessário um acordo entre as partes... Esse acordo pode ser representado pelo PREÇO. 

Imagine uma padaria... uma fila para comprar PÃO... Se a padaria oferta 30 pães fresquinhos, ela estará adicionando LIQUIDEZ na fila de OFERTA de pães.

Se há 30 pessoas na fila para comprar pão, essas pessoas adicionam LIQUIDEZ na fila de DEMANDA de pão.

Podemos dizer que o ítem comum "pão", possui liquidez em uma determinada faixa de preços.

Há pessoas que compram pão todo dia. Há aquelas que só compram no final de semana e vai saber porquê...

Imagine agora uma rua, com diversas padarias... Imagine também cada padaria ofertando diferentes tipos de pães. Imagine as pessoas visitando cada padaria (uma mesma pessoa transita entre diferentes padarias).


Como farinha de trigo e outros ingredientes tem um limite para acabar, há um limite de pães. Imagine que há também pessoas comprando pães e revendendo... Ou até mesmo vendendo pães a descoberto e recomprando pães fresquinhos e mais baratos mais tarde, para entregá-los...

Engraçado, não é ?


As bolsas ao redor do mundo representam diferentes mercados. Oferecem diferentes produtos. NASDAQ seria para ações de empresas de tecnologia, NYSE para indústrias etc. BOVESPA no Brasil para ações de empresas e BMF para Contratos Futuros etc. Diferentes países possuem diferentes tipos de bolsas, operando com regras próprias e ao mesmo tempo, aceitáveis para quem opera nelas.

As diferentes bolsas podem operar determinado produto (somente ações, ou ações de determinada categoria) ou mais de um produto. Os "trades" são realizados em moeda local. Exceto câmbio, pois você sempre estará realizando uma operação dupla: Comprando uma moeda enquanto vende outra.

Pois bem, em determinado mercado (bolsa), em determinado produto, você tem um livro de ofertas. Onde pessoas se encontram e ditam seus preços.




No exemplo acima: O produto é o SPY, que é uma "ETF" (fração do índice S&P, negociada na BATS [uma bolsa]). Onde se lê ASK é onde há vendedores ditando preços de venda (querem vender SPY naquele preço). Onde se lê BID é onde há compradores ditando seus preços de compra (querem comprar SPY a determinado preço).

Note que no livro de ofertas, em cada linha, há o PREÇO e QUANTIDADE para cada caso (desejo de comprar e vender. Cada quantidade é na verdade uma fila de tantas quantidades naquele preço... E´ por ordem de chegada).

Note o quadro ao lado. Não faz parte do Livro de Ofertas, mas temos ali um quadro mostrando horário, quantidade e preço da negociação. Da troca, ou melhor se adequando: do "trade".


Aqui esse quadro foi chamado de "Time and Sales" (tempo e vendas/negociações). Em sua corretora preferida deve estar como "Negociações". Em produtos com grande liquidez é muito útil observá-lo. Aliás, antes de buscar se aprofundar em gráfico de velas veja as negociações. Acostume-se aos números passando...

Isso não vale só para quem quer curtir "daytrade", isso vai lhe dar know-how de como os preços variam e segurança. E lembre-se que tempo é relativo.

Resumindo: As pessoas OFERTAM e DEMANDAM determinados produtos, e não é um fato estático. Quem OFERTA em determinado momento pode DEMANDAR em outro. O Preço é onde os desejos se encontram. Diferentes quantidades são ofertadas e demandadas a preços diferentes, em momentos diferentes ou ao mesmo tempo (teoricamente).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro