Keynes X Marx

Eu não costumo entender... Em algumas palestras (e isso eu já falei aqui, em "posts" anteriores) certos militantes (de esquerda) levantam a bandeira de um capitalismo de Estado.

Para muitos, um Estado que busca controlar a Economia, é um Estado Socialista.

Quem é a favor de um capitalismo sem Estado, critica o keynesianismo taxando-o de "Socialismo".

Os marxistas (aqueles que estudaram, não falo de estudantes em geral...) também criticam o keynesianismo, taxando-o de "Capitalismo de Estado".

Não quero aqui levantar bandeira para nenhuma das duas correntes. A sociedade está se desenvolvendo e certos conceitos são úteis. Moeda é um deles e as trocas existem. Logo, se há moeda e há trocas, há mercado. Esqueça os "ismos". Há mercado.

O que é importante entender é que, aqueles que seguem uma teoria de Capitalismo de Estado (Keynes) acreditam em uma possibilidade de pleno emprego... E Marx criticava o Capitalismo porque uma de suas características seria a necessidade do desemprego. 

Tudo bem, vamos fazer reparos no modelo e admitir o desemprego. Vamos tentar controlar essa variável... Não seria covardia admitir cem famílias sem salário ? E o exemplo do Governo Roosevelt que teve que explicar o nível de desemprego de 10%, representando um total de quase 8 milhões de pessoas...

Sugiro uma rápida visita neste artigo: http://www.worldsocialism.org/spgb/education/study-guides/marx-versus-keynes E´ uma opinião marxiana sobre as idéias de Keynes. Vale a pena para responder àquelas pessoas que querem colocar tudo junto.


E eu continuo esse post "depois" !!!!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 1 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro