Passeata 20/06/2012 - Av. Rio Branco


Início da passeata, entrada da Av Rio Branco pela Presidente Vargas. Na foto acima, de um lado, Governistas (PCdoB, maioria), no meio movimentos "independentes" (Brigadas Populares) e no outro lado o pessoal do Greenpeace. Disputa nos discursos.






Um boneco (acima) representando Dilma estilo "Tio Sam". Governistas reclamaram...





 O Brasil para brasileiros. 


Uma garota (fotos abaixo) reclamou de uma agressão dos policiais. Não estava muito perto para saber detalhes.



Resumo ? Bem... O início da passeata foi marcado por uma série de discursos entre os diversos grupos, discursos estes divergentes e muitas vezes de crítica. Havia o pessoal do Greenpeace, do PSTU/Conlutas, PCdoB/UNE, Profissionais em greve e diversos outros espalhados pela passeata. Muitos de um determinado grupo vaiavam quem discursava em outro grupo. 

Na verdade, a passeata foi para protestar, e contra tudo, pelo que parece. Contra o Governo Estadual, Federal, contra o Neo Liberalismo, Mercado etc. Contra os agentes internacionais no nosso País e contra a Economia Verde.

A previsão de liberação da Av Rio Branco, segundo policiais, era para ser ás 18h. Eles começaram a liberar (para os transeuntes e carros) a partir das 18h30/18h40. Houve uma ligeira confusão. A garota agredida ficou bastante tempo com pano no rosto, o suficiente para ser fotografada. Serve como um alerta, já que dificilmente veremos uma agressão por parte das forças de segurança a estudantes/manifestantes, diferente se estivéssemos em uma outra época sem a imprensa internacional olhando o Rio.


 A única crítica que tenho em relação a alguns manifestantes é que foram conversar com policiais. Tentaram "conscientizá-los". Enfim, alguém que usa uma farda é porque escolheu aquela farda e estar sob um regimento... Enfim, o cara não  mora no Rio de Janeiro e quer conscientizar a nossa Polícia... A situação serviu de laboratório, para eles, os policiais. Alguns manifestantes com uma latinha de cerveja na mão, tentando conversar sobre política com um indivíduo fardado...


 Concluindo... os fóruns, GDs de discussão deveriam ser mais frequentes e com maior seriedade. E não podemos ficar só na discussão, "manifestação", devemos buscar meios de participação política na execução do que é proposto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro