Aluguel de Ações

Esse último ExpoMoney (www.expomoney.com.br) que ocorreu aqui no Rio de Janeiro apresentou palestras interessantes. Uma delas foi sobre "aluguel de ações" com o professor Cabral (www.professorcabral.com.br).


Poucos sabem sobre estratégias com aluguel de ações, mas buscando saber mais sobre o assunto passei a pensar em muitas estratégias...


Concordo também que um dos motivos de não se falar muito nesse assunto é porque o mesmo se torna polêmico quando o assunto é "queda na bolsa". As empresas ficam preocupadas e o investidor menos...


Basicamente quem aluga suas ações busca uma certa rentabilidade. Além da habitual, com o sobe e desce dos papéis. Geralmente aluga quem já tem ações há um tempo (o que quero dizer é que não se vai á corretora comprar ações com o intuito de alugar). Se o papel em questão cair, basta que ele tenha sido alugado para ter como retorno um preço que irá abater a perda.


Quem toma o aluguel, o tomador, está buscando papel para operar o mercado financeiro. De forma geral este individuo acredita na queda do mercado, irá vender e comprar novamente a ação em um novo preço, ganhando na queda e devolvendo a ação ao dono, junto com o aluguel.


Ambos correm riscos, embora o doador (o dono da ação alugada) tem um risco, a grosso modo, menor. O tomador pode ter uma possível perda minimizada ou até mesmo anulada se fizer uso de opções.


A princípio, o que se deve fazer é comprar uma ação de bons fundamentos em um bom ponto de compra. Após isso, alugue uma parte.


Algo que se pode notar é que, o aluguel de ações aumenta a disponibilidade das mesmas no mercado (praticamente é isso), aumentando a liquidez do papel em questão.


Estou planejando mais alguns posts sobre aluguel de ações (já que é assunto pouco falado) e vou pensando também em alguns estudos de estrategias para publicar.


Bons trades !







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro