Eleições continuam...

Faz um certo tempo (até o final da semana passada) estive envolvido na campanha do Brizola Neto para Deputado Federal. A Campanha, as eleições, a forma como vi (enquanto ia votar) as pessoas buscando no chão alguma "cola", tudo isso me assustou um pouco quando penso o quanto dá trabalho o Brasil fazer um exercício de democracia.


O simples fato de as pessoas buscarem no chão uma "cola" ou, pior, aceitar a "cola" da Boca de Urna, já é um motivo para se duvidar se o período eleitoral está sendo eficiente.


Um dos comentários que ouvi na rua também, em relação aos candidatos de maneira geral, é que a sociedade busca olhar aqueles que parecem mais fortes, econômicamente e de forma política. Uma boa campanha apresentada chama o voto. Isso significa que a campanha vem primeiro e após ela, vem a discussão de propostas, isso levando em conta o eleitor médio. Ou seja, na discussão forma e conteúdo, a forma conta muitos pontos.


E vejam agora, segundo turno. Vamos ter que escutar Dilma e Serra novamente apelando por votos. 


Serra ignorou apoio de FHC. E para não se manchar (?) com o passado daquele Governo preferiu não aparecer com FHC. O mais irônico foi Serra se colocar um discurso pró-Lula, que não convenceu. Realmente não sei se os eleitores cathólicos do PSDB e DEM se agradaram do discurso. O fato que não podemos ignorar é que, nessa reta final, Lula sai como um Presidente forte e carismático. Serra apela para possíveis quadros que possam governar com Dilma, caso ela seja eleita. 


O que não podemos esquecer é que este segundo turno não é mérito de Serra. Marina Silva e também, o candidato do PSOL, Plinio Arruda são responsáveis por este Segundo Turno. 


Dilma tenta emplacar um bom discurso. Seu maior trunfo é que a equipe do Governo Lula é boa e plantou a segurança de uma boa governança. Brasil se tornou Investment Grade, Pré-Sal com petróleo de excelente qualidade, a produção nacional de Ethanol e BioDíesel, etc. Tudo isso leva o Governo Lula a aparentar um estilo empreendedor. Presidente carismático e equipe que demonstra trabalhar, são cartas boas que merecem um bom manejo no jogo político.


Assim, nesse segundo turno o bom é votar com cautela. Pensando no futuro e no presente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro